Voc√™ se sente totalmente livre utilizando ferramentas que podem ser cobradas, at√© royalties, em determinado momento? Claro que a resposta para tal quest√£o √© pessoal, mas voc√™ sabia que ferramentas ‚Äútotalmente livres‚ÄĚ v√™m evoluindo ao ponto de em v√°rios aspectos se equiparar a ferramentas pagas ou parcialmente pagas?

Para deixar mais claro, vamos exemplificar através da maravilhosa engine Unity3D. No presente momento que estou escrevendo, existem 3 tipos de licenças:

Planos Unity

Fonte: https://store.unity.com/pt/https://store.unity.com/pt

¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬† Podemos ver que existe a op√ß√£o gratuita, que inclusive est√° livre de royalties. Mas ent√£o o que me levaria migrar do plano pessoal, que √© gratuito, para o Plus? A tela de ‚Äúsplash‚ÄĚ personaliz√°vel? A gest√£o mais flex√≠vel para licencia?. N√£o √© apenas isso, a vers√£o pessoal, apesar de livre de royalties, imp√Ķes certa restri√ß√£o: ‚Äúse a sua empresa obt√©m atualmente mais de 100.000 $ em receita bruta anual ou recebeu fundos de mais de 100.000 $ voc√™ n√£o pode usar Unity Personal, para prototipagem ou outros prop√≥sitos, tal como definido no nosso¬†Contrato de Licen√ßa de Usu√°rio Final (EULA). Voc√™ pode usar¬†Unity¬†Plus¬†para at√© 200.000 d√≥lares de receita bruta anual, ou¬†Unity Pro com uma receita ou capacidade de angaria√ß√£o de fundos ilimitada‚ÄĚ (Unity, 2018). Claro que se uma empresa est√° ganhando tal quantidade, nada mais justo que pagar por uma licen√ßa, que ira ajudar no desenvolvimento da engine. Ressalta-se ainda que no plano personal, vai ter na ‚Äúsplash screen‚ÄĚ o famoso ‚ÄúMade with Unity‚ÄĚ, onde a pr√≥pria unity coloca: ‚ÄúOs usu√°rios Plus, Pro e Enterprise t√™m sempre a op√ß√£o de desligar completamente a tela inicial se n√£o quiserem us√°-la.‚ÄĚ

Então se você está pronto para se aventurar em uma engine sem licenças adicionais, lhes apresento GodotEngine.

Godot Engine

Logo na p√°gina inicial, iremos encontrar algo que chama bastante aten√ß√£o, ‚ÄúGodot is completely free and open source under the very permissive MIT license. No strings attached, no royalties, nothing. Your game is yours, down to the last line of engine code.‚ÄĚ (GODOT, 2018) Resumindo, √© tudo seu!

As linguagens que você pode utilizar para desenvolvimento são C# e GDScript, onde aconselho fortemente aprender GDScript por sua simplicidade. A documentação da Godot é bem redigita e exemplificada. A engine é extremamente fácil de utilizar e você pode encontrar diversos cursos gratuitos (principalmente em 2D).

Vale ressaltar que existem contras na escolha da Godot como sua Engine. Por não ser uma Engine tão antiga, a comunidade não é tão extensa e você não vai encontrar a quantidade de scripts prontos que você encontra quando comparada a outras. Por outro lado, os integrantes da comunidade vão lhe abraçar respondendo a suas perguntas de maneira amigável.

E você, já utilizou alguma Engine? Se sim, qual?